Sobre nós

A empresa.

A cidade de Bocaina completa, dia 23 de maio, 117 anos. A cidade nasceu com o café e hoje tem como principais fontes de renda a cana-de-açúcar e a luva de raspa.

De 1885 a 1890, um grupo de fazendeiros se estabeleceu na estrada que liga Jaú a Araraquara, fundando o arraial de São João Batista. A estrada cortava a mata e o arraial ficava entre dois espigões, dando aparência de “boca de serra”, origem tupi-guarani do nome Bocaina.

Em 12 de maio de 1891, capitão Bento Rangel, José Inácio de Alvarenga, Venância Simões, Pedro Eleutério, Vicente Ferraz, Luiz Cardia fundaram o distrito policial, que foi elevado à condição de município e reconhecido pelo governador Américo Brasiliense em 23 de maio do mesmo ano. O reconhecimento da sede municipal como cidade deu-se em 1906, por força de lei estadual.

Desde então, o município passou a ser denominado São João da Bocaina, situação que foi modificada em 1938, quando o nome foi simplificado para Bocaina, conforme o Decreto n° 9775, de 30 de novembro do mesmo ano.

Repórter: RAFAEL DA SILVA PELOSO.